segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Porque Não!?

Reflexão Domingo XXXIII do Tempo Comum
Semana dos Seminários

Esta semana morreu o Senhor João Manuel Serra. E vocês perguntam: e quem é esse Senhor?
Ora, provavelmente nenhum de nós conheceu este homem. Este senhor ficou conhecido por ser o "Senhor do Adeus". Pois, ele todas as noites vestia-se impecavelmente, saía da sua casa e ia até à zona da Saldanha em Lisboa, e com um sorriso estampado, acenava a todos carros e pessoas que passavam.
A certa altura, um jornalista do jornal Expresso pergunta-lhe o porquê de ele fazer isto. E ele respondeu-lhe dizendo: "A solidão é uma maldita companhia, que me persegue por entre as paredes vazias da minha casa. Para lhe escapar, venho para aqui. Acenar é a minha forma de comunicar, de a sentir gente, de mostrar a minha alegria de viver.»
Caros cristãos, este testemunho é a síntese perfeita do que é ser cristão: é mostrar aos outros a nossa alegria de viver, a nossa alegria de seguir este Jesus, que nos preenche e dá sentido à nossa existência.
Contudo, nós hoje ficamos assustados, pois Jesus diz no Evangelho que aqueles que o seguirem: vão ser entregues nos tribunais; vão ser açoitados nas sinagogas; vão ser levados à presença de reis e de governantes; vão ser odiados pelos próprios pais, irmãos e amigos; alguns vão mesmo chegar a morrer; e outros serão gozados e ridicularizados por O seguirem.
Na verdade, Jesus apenas nos que alertar para o facto de que a nossa fé será constantemente posta à prova, quer: quando estamos com os nossos familiares lá em casa; quando estamos com os nossos amigos lá no café; quando estamos com os nossos colegas lá no trabalho ou na escola; quando estamos com os nossos irmão na fé lá nos movimentos ou grupos católicos; e até mesmo quando estamos a passear sossegados no centro da cidade, também aí a nossa fé será posta à prova.
E em todos estes momentos, Jesus apenas nos pede para não termos vergonha, medo, complexos ou receio de nos assumirmos como católicos, pois, tal como Ele afirma no Evangelho: “pela vossa perseverança é que sereis salvos.”
Curiosamente, foi também por causa da “perseverança” da família, dos amigos, dos catequistas, dos professores e do pároco, que o actual Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, entrou para o Seminário. (cf. Aa. Vv., Sacerdotes em Cristo, Paulus Editora, São Paulo 2009, p. 36).
Caras famílias aqui presentes, neste Semana dos Seminários que estamos a celebrar, a Igreja pede-vos que sejais “o primeiro e o melhor seminário da vocação a uma vida de doação a Deus e aos irmãos(Conferência Episcopal Portuguesa, Carta Pastoral A Família, esperança da Igreja e do Mundo, n. 55). E vocês perguntam: mas afinal o que é o Seminário?
O Seminário é essa casa de discernimento e formação, onde vivem todos aqueles jovens que colocam a questão de um dia serem sacerdotes. “O Seminário é a comunidade dos discípulos de Cristo e dos irmãos no presbitério.” E porque os seminaristas provêm das famílias cristãs como as vossas, caros pais: vós tendes essa missão de gerar sacerdotes para a Igreja.
Todavia, caros pais, eu lamento dizer-vos: mas nós na Igreja não podemos oferecer aos vossos filhos salários milionários, como no caso dos jogadores de futebol; não podemos oferecer bons empregos, como é o caso dos gestores públicos; não podemos garantir prestígio social, como os actores e apresentadores de televisão; não podemos garantir regalias fiscais, como os políticos e deputados; não podemos prometer a reforma aos 55 anos, como é para o caso dos agentes da polícia. Mas apenas vos podemos garantir uma coisa: que Deus há-de cuidar dos vossos filhos, como um autêntico pastor que guarda as suas ovelhas. Na verdade, nem todos os filhos têm de ser médicos, políticos, músicos, jogadores de futebol, modelos, professores ou engenheiros! E vós tendes esse essa missão de os educar e propor outros caminhos, entre os quais o caminho de uma vida sacerdotal, respeitando sempre a liberdade dos vossos filhos.
E vós caros jovens aqui presentes: estai também atentos aos sinais de Deus, pois é através desses gestos intermediários que Ele convida a segui-lo neste estilo de vida concreta, que é a vida sacerdotal!
Aliás, foi através da sarça ardente que Deus chamou o profeta Moisés; foi através do sacerdote Heli que chamou o jovem Samuel; foi através do profeta Natan que chamou o rei David; foi através de uma visão que chamou o profeta Isaías e Jeremias; foi através do anjo Gabriel que chamou Maria, a mãe de Jesus; foi através da pesca milagrosa que chamou os primeiros apóstolos; por fim, foi através do próprio Jesus, que chamou São Paulo, o perseguidor de cristãos que viria a ser o grande apóstolo dos gentios.
Por isso caro jovem, está atento: pois será através dos teus professores, amigos, catequistas, pais, pároco, das tuas visitas lúdicas, letra da tua música preferida, da tua participação na eucaristia, da tua oração pessoal… e quando menos esperares, Ele te chamará para que, tal como o Senhor João Serra, o “Senhor do Adeus”, possas testemunhar essa alegria de seres um discípulo de Jesus Cristo!


Sem comentários:

Enviar um comentário